Cada vez que houvesse amanhado a terra e nela plantado uma boa semente, descansa em paz, entregando ao Senhor o resultado do teu esforço.

Não te inquietes nem te angusties, na duvida ou na pressa pelo nascimento da árvore sonhada, nem pela força ou pela glória de suas futuras florações, porque só as grandes potências naturais da vida podem, com a ajuda indispensável do tempo, completar em definitivo qualquer trabalho perfeito.

A consciência de que nenhuma criatura pode criar ou ultimar, seja o que for, senão sobre aquilo que Deus antes criou, é sabedoria que a alma humana ainda precisa conquistar definitivamente, para poder cooperar com mais eficácia em favor do verdadeiro progresso.

Só a tola vaidade dos presunçosos aprendizes da escola terrena dá-se ao desplante de imaginar que é possível construir do nada alguma coisa ou agir a bel-prazer sobre a Criação Divina.

A Paternidade Celeste oferece continuamente, e cada vez mais, aos estudiosos e pesquisadores da Terra, renovadas oportunidades de transformar criativamente a feição e os mecanismos funcionais de tudo o que existe, porque o Pai Eterno educa os seus filhos para a honra suprema de seus cooperadores na multiplicação infinita das grandezas excelências na imensurável Casa Universal.

Necessário, porém, se faz que os homens adquiram a humildade precisa e o invariável bom senso para que sua ação, verdadeiramente construtiva, merca a inspiração superior, na extensão do bem.

Em todos os setores da atividade humana e, em especial, nos riquíssimos campos da genética e da Física, os ensejos de maravilhosas conquistas se tornam sempre mais freqüentes, mas também ai não se irá tão longe nem tão depressa, senão à custa de sincera disposição de servir e ajudar.

É, todavia, no íntimo de cada alma que as possibilidades de transformação e de sublimação das energias, no terreno dos sentimentos e das idéias, mais largos e felizes horizontes se abrem aos seres humanos, que por enquanto não se aperceberam das excelsitudes que estão ao seu alcance.

Tu, porém, meu amigo e irmão em Cristo, que te acercas da bênção renovadora do Evangelho, age e espera, confia e ama, sabendo que, a partir da ação criadora do pai Eterno, tudo poderás, com o tempo e com o amor, com o trabalho e com a esperança.

ÁUREO (Correio Entre Dois Mundos, p. 231)